quarta-feira, 7 de setembro de 2016

Capoeira para as turmas de 2º período

O movimento é utilizado pela criança como uma linguagem, tanto para agir com o meio físico como para se comunicar com as pessoas.Segundo o professor Rodrigo William Ferreira, do Curso CPT Educação Física Infantil, duas das principais características da criança, desde o nascimento, são a curiosidade e a capacidade de se movimentar, ambas fundamentais aos seres humanos. E é na escola que tais características podem ser potencializadas, com o objetivo de favorecer o desenvolvimento integral da criança. Foi pensando em aumentar as possibilidades desse desenvolvimento integral, que neste ano de 2016, em parceria com instituições vizinhas no bairro, que o Cei Maria Laura adotou e foi prestigiado com o projeto de Capoeira em caráter extra curricular, realizado com as turmas do 2º período, ministradas pelo Professora Anderson.
Considera-se que a capoeira tenha surgido em fins do século XVI no Quilombo dos Palmares, situado na então Capitania de Pernambuco. A capoeira é uma expressão cultural brasileira que mistura arte marcial, esporte, cultura popular e música. Desenvolvida no Brasil por descendentes de escravos africanos, é caracterizada por movimentos ágeis e complexos, utilizando agilidade e domínio corporal, acrobacias em solo ou aéreas. Uma característica que distingue a capoeira da maioria das outras artes marciais é a sua musicalidade. Praticantes desta arte marcial brasileira aprendem não apenas a jogar, mas também a tocar os instrumentos típicos e a cantar.
A capoeira hoje é cultura forte em nosso país, e nos representa muito bem pelo exterior. Oferecer ás crianças vivências direta com a cultura brasileira, é fomentar seu processo de criação da própria identidade, da sua identidade com relação ao próximo e ao lugar em que vive. Não é uma arte marcial agressiva ou violenta, já que não tem o intuito de machucar o oponente numa roda por exemplo, a intenção é fazer dela um verdadeiro jogo, onde o objetivo e levar ao chão seu parceiro, sem ser tocado por ele; as aulas no Cei são uma verdadeira diversão, priorizando a arte como a dança, o gingado, o ritmo, a música.
A capoeira é uma prática versátil, e quando encarada como um jogo beneficia o desenvolvimento da criança além do aspecto físico, aborda temas importantes para uma vida em sociedade, como regras/combinados, e maneiras de adaptar-se a situações imprevistas, de se enxergar no outro, de preocupar-se com o outro e saber agir sob diversas situações.